Referendo do fuso horário: população acreana opta pelo horário antigo



Com 56,7% dos votos no referendo, a vontade do povo foi pela volta do antigo horário.

Após votarem para presidente, os 470 mil eleitores acreanos tinham a missão de participarem do referendo sobre o fuso horário, mudado em 2008 por lei. feita pelo senador Tião Viana (PT-AC) Com a pergunta (Você é a favor da recente alteração de horário legal promovida no seu estado?), os eleitores do Estado, tinham que decidir se mantinham o horário atual, determinado recentemente, ou optavam pela volta do antigo. Com 56,7% dos votos, a população do Acre, decidiu pelo retorno do antigo horário, enquanto que 43,2% votaram pela manutenção do atual horário. Com isso, o resultado do referendo no Estado será encaminhando para o congresso nacional, onde será consolidado é imediatamente aplicado, no entanto, não existe uma data definida para o retorno do antigo horário.

Muitas circulação de que alguns políticos acreanos que tentavam “partidarizar’’ a disputa entre os dois fusos. Mais o povo foi natural e mostrou que com eles não ser brinca.

É o senador Tião Viana errou nessa, aprovou esse fuso horário sem consultar o povo e se deu mal nesse.

Agora sai o resultado do referendo e os números demonstram que o povo votou sob outra lógica, apegado a outras razões.

Em Acrelândia, aonde Tião Bocalom teve uma vitória estrondosa, o povo votou a favor da manutenção do fuso atual. Que vexame! Em Rio Branco, aonde Tião Viana perdeu a disputa, o fuso empatou.


Em todos os municípios do interior, à exceção de Acrelândia, o resultado é praticamente o mesmo: o povo quis a volta do velho fuso. Independente do voto dado a Tião Viana ou a Tião Bocalom.

Nos municípios do Juruá, aonde Tião Viana venceu, o povo pediu a volta do velho fuso. Cruzeiro do Sul tem uma diferença de 28 minutos a mais em relação a Rio Branco, por isso que lá o início das aulas foi empurrado pra frente em uma hora, no lugar dos 30 minutos do resto do Estado.

No vale do Tarauacá, por exemplo, Tião Viana disparou para governador, mas o velho fuso.

Em Jordão, Bocalom teve 35% dos votos e o velho fuso, que ele defendia, obteve 64%. Em Feijó, Bocalom teve 27% dos votos e o velho fuso obteve 63%. Em contrapartida, Tião Viana teve praticamente os mesmos votos dados ao velho fuso.

Naquela região, os números do velho fuso são iguais aos números de Tião Viana para governador: acima de 60%.

Santa Rosa, como peculiaridade, teve diferença pequena entre os dois fusos. É que a sua população indígena, majoritária, não está muito interessada em ponteiro de relógio, com os seus bancos, transações comerciais e grades televisivas. Ela olha o nascer e o pôr do sol.

Mas aqui, como em outras urnas indígenas de outros municípios, os povos indígenas votaram em solidariedade ao homem das cidades, com as suas necessidades vinculadas a um fuso mais próximo de suas atividades laborais e financeiras.

O que se destaca nesse referendo é a nulidade dos políticos em questões que não lhe dizem respeito. O povo votou do jeito que quis, fez a sua própria propaganda e disse que o fuso não é do governo e nem da oposição.

Outro fato a se destacar: foi a primeira luta aberta entre intelectuais e empresários. Os primeiros foram mais eficientes e, além do mais, vinham de uma militância de dois anos contra o novo fuso.

O referendo sobre o fuso horário serviu ainda para desmascarar um discurso de dois anos: “que Tião Viana desrespeitou a vontade popular e seria penalizado por causa disso”. O povo votou diferente.

“Então Jesus disse: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E o povo falou: “nós queremos o nosso velho fuso de volta.

O povo votou olhando para os ponteiros do seu próprio relógio.

2 comentários:

Rubislene disse...

Quando entrará em vigor o nosso verdadeiro horário, onde o acreano pôde optar democraticamente. Iria acontecer dia 1º de janeiro de 2011 e tudo que sei, que foi transferido para fevereiro, mais preciso saber da data correta, já procurei em todo lugar e não obtive a resposta, por favor me ajude. Grata.

ACRE GOSPEL disse...

olá Rubislene vai ser dia 20 fervereiro quando acaba o horario de verão ai no acre já fica como era antes...